Como usar as essências florais

Como usar as essências florais

Os florais como processo de autoconhecimento

A terapia floral é um processo dinâmico de harmonização que pode ser bastante beneficiado ao integrar outros elementos terapêuticos e de autoconhecimento.

A manutenção de um diário, por exemplo, durante o uso das essências é uma maneira eficaz de observar as mudanças interiores. Registrar os acontecimentos, sonhos e fatos importantes de nossa vida emocional pode ser uma experiência enriquecedora. Ao tomar nota das emoções significativas, observando as tensões corporais, os pensamentos envolvidos e o contexto em que aconteceu, damos oportunidade de externar conteúdos que muitas vezes não são trazidos ao nosso consciente de forma organizada. Esta prática ajuda a observar os conteúdos emocionais sob outra perspectiva, facilitando insights e promovendo mudanças.

Práticas como meditações e outras atividades terapêuticas também podem potencializar os processos de mudança de consciência proporcionado pelas flores.

Dosagem, ritmo e horários

Ao término de um atendimento de terapia floral, o cliente recebe a recomendação de uma fórmula personalizada com as essências apropriadas para sua questão. Além disso, também recebe recomendações de uso dos florais indicados.

A maneira mais comum de utilizar os florais é através de um frasco com um conta-gotas, conhecido como frasco de uso. Neste frasco, as essências são diluídas em água e uma pequena porcentagem de brandy que age como conservante.

A dosagem recomendada pelo Dr. Bach para um frasco de uso é de 4 gotas 4 vezes ao dia. Esta recomendação foi verificada como eficaz para a maioria dos clientes. Em alguns casos, o terapeuta pode observar a necessidade de uma recomendação diferente para obter os melhores resultados no processo terapêutico. O Dr. Bach também indica que os horários de transição de estados de consciência, logo ao acordar e pouco antes de dormir, são excelentes momentos para tomar as essências florais pois estamos mais relaxados e receptivos aos efeitos das essências.

O uso rítmico e regular dos remédios florais constrói a força de sua ação catalisadora. Portanto, a potência é aumentada não pela ingestão de mais gotas de uma vez, e sim pelo seu uso numa base freqüente e uniforme. Assim, a ingestão de mais gotas em um uso frequente não implica em efeitos terapêuticos maiores, tampouco em uma aceleração no processo do cliente.

Mesmo assim, é importante lembrar que o princípio das essências florais é energético de forma que não existem riscos de doses excessivas ou efeitos colaterais.

Cuidados e conservação dos florais

Os florais podem ser administrados sobre a língua diretamente do conta-gotas.
Entretanto, é importante evitar o contato do conta-gotas na língua para que a saliva não interfira na conservação dos florais. Este cuidado garante que o floral mantenha a sua integridade durante seu uso.

Caso o conta-gotas encoste na língua ou outra parte da boca, passe-o na água corrente antes de retorná-lo ao frasco.

Ao guardar os florais, dê preferência a locais frescos e arejados. Evitando deixá-los expostos à luz ou temperaturas excessivas por períodos prolongados.

Por serem essências vibracionais, também é recomendado que os florais sejam guardados em locais que não possuam muita radiação eletromagnética. Evitar deixar muito próximo de, por exemplo, celulares, computadores e roteadores wifi por tempo prolongado pois assim as propriedades energéticas são mantidas com o mínimo de alteração possível.

Frasco de uso florais
Mandala Floral

Quando é hora de mudar?

A terapia floral é um processo dinâmico e vivo.

Embora as essências florais possam ser usadas a curto prazo para situações agudas, seu uso ideal é a longo prazo com o objetivo de trabalhar mudanças em situações mentais e emocionais profundamente arraigadas. Neste cenário, um ciclo pode variar de poucas semanas à alguns meses de acordo com as questões e temas abordados.

Com o passar das semanas, as essências florais indicadas ao cliente promovem mudanças de consciência, auxiliando em suas questões, trazendo equilíbrio emocional, novas compreensões e aprendizados. Diante dessas mudanças, é importante revisar periodicamente a fórmula floral pois o processo pode trazer outros conteúdos que devem ser trabalhados em conjunto para alcançar as mudanças desejadas ou o aprendizado promovido por algumas de suas essências pode estar concluído.

A terapia floral pode auxiliar o cliente em suas questões de forma pontual ou, preferencialmente, atuar como um processo contínuo com o objetivo de promover um maior alinhamento em diferentes áreas de sua vida. Um processo contínuo, ao longo de alguns meses, é a forma ideal pela qual as essências nos oferecem seus maiores benefícios, ancorando mudanças duradouras e surpreendentes.

Acompanhamento, ajustes, mudanças e suporte

Sinta-se à vontade para me telefonar ou escrever, fazendo perguntas ou expondo suas dúvidas e observações relevantes ao processo. E não deixe de solicitar ajuda específica se houver mudança significativa em suas circunstâncias e desafios de vida: muitas situações, tais como perdas, experiências traumáticas ou grandes mudanças, serão melhor ajudadas com florais escolhidos especialmente para apoiar e ajudar na questão ou ocasião.