Tarot Terapêutico

O Tarot é uma ferramenta de aprofundamento simbólico.

Por séculos, o Tarot foi utilizado como ferramenta divinatória, buscando antever possibilidades de eventos futuros e auxiliando nas tomadas de decisão. Mas existem outros usos consagrados para o Tarot que vão além das artes divinatórias: o uso do Tarot como um caminho de autoconhecimento começou a ser difundido dentre os esotéricos e estudiosos do final do Século 18.

Desde então, seu uso terapêutico vem ganhando popularidade nas últimas décadas. Carl Jung, fundador da Psicologia Analítica, considerava o Tarot como um dos grandes espelhos do pensamento inconsciente. Assim, a simbologia contida no Tarot serve como meio para que aspectos inconscientes do cliente possam emergir e serem trabalhados em um processo terapêutico.

Agende uma sessão de Tarotonline ou presencial em Curitiba

Como é uma sessão de Tarot Terapêutico?

Conheça seus usos terapêuticos

A terapia com Tarot utiliza do potencial simbólico e arquetípico representado em seus Arcanos (ou seja, nas cartas do Tarot) em uma jornada de autoconhecimento.

Durante a sessão, o tarotista e o cliente trabalham juntos para explorar os símbolos e significados dos Arcanos, ajudando que o cliente amplie sua percepção das situações, encontre significados antes desapercebidos e desenvolva novas perspectivas.

Este exercício amplia as possibilidades de acesso aos conteúdos do inconsciente que ganham um caminho de expressão simbólica através da conversa terapêutica conduzida durante a exploração dos símbolos.

Eis alguns usos do Tarot Terapêutico:


  • Melhora a consciência sobre suas emoções e sentimentos e como gerenciá-los
  • Amplia a percepção de situações, trazendo o contato com diferentes perspectivas
  • Estimula o paciente a explorar e compreender melhor a sua psique
  • Ajuda o paciente a identificar padrões de comportamento e crenças limitantes
  • Enriquece o vocabulário simbólico para a comunicação entre mente consciente e inconsciente
  • Fornece um meio para expressar sua força criativa
  • Desenvolve a capacidade de se auto-refletir

O Tarot como ferramenta energética

outras possibilidades terapêuticas

Para além da análise simbólica, o Tarot também pode ser uma ferramenta de diagnóstico e equilíbrio energético.

Suas correspondências com a Astrologia e com as energias presentes na Árvore da Vida da Kabbalah possibilitam uma abordagem integrativa de equilíbrio visando harmonizar aspectos de corpo, mente e alma.

Desta forma, o Tarot é uma ferramenta bastante versátil que pode acompanhar e complementar outras abordagens terapêuticas como processos energéticos (como o Reiki e o Toque Terapêutico), a Terapia Floral e outros processos de autoconhecimento.

Agende uma sessão de Tarotonline ou presencial em Curitiba

Sobre Rodrigo Ramos

Rodrigo é um Terapeuta Sistêmico e Constelador Familiar apaixonado por terapias breves.

Em 2012, começou seu caminho de autoconhecimento com a Terapia Floral e desde então, tem se dedicado continuamente para aprimorar seus repertórios terapêuticos e expandir suas habilidades.

Ao longo dos mais de mil atendimentos conduzidos por mais de uma década de prática clínica, buscou aprimorar os conhecimentos teóricos tornando a sua experiência em consultório um dos pilares dos processos terapêuticos conduzidos por ele.

Dedicou-se ao estudo do Tarot Hermético e do método de Deborah Jazzini, uma das principais professoras do país. Acumula a experiência de centenas de atendimentos de Tarot ao longo dos últimos anos.

Além disso, oferece sessões de Apometria, Regressão, Barras de Access entre outras terapias e tecnologias de transformação humana.

É um dos fundadores da Atma Terapias e da Escola Curitibana de Constelações Sistêmicas.

Conheça o Terapeuta