O que é uma Essência Floral?

Uma essência floral é um extrato líquido sutil que contém as propriedades vibracionais, ou seja, energéticas, dos potenciais de cura extraídos de uma determinada flor. Os princípios energéticos das plantas, presentes nos florais, estimulam a harmonização e o equilíbrio de estados negativos da mente e das emoções.

À primeira vista, uma essência floral pode ser confundida com um medicamento comum (alopático), dada a sua apresentação em um frasco com conta-gotas. Entretanto, é importante compreender que as essências florais não agem como remédios alopáticos. Tranquilizantes, antidepressivos, ansiolíticos e outras drogas farmacêuticas afetam os estados emocionais através de mudanças químicas do cérebro. A atuação de uma essência floral não ocorre devido à sua composição química, mas sim pelas energias vitais extraídas da planta. Seus efeitos não ocorrem por interações químicas em nossos corpos físicos mas sim pelas influências dos florais em nossos campos de energia, um processo semelhante ao que ocorre com os remédios homeopáticos.

Florais, medicina energética e as descobertas do Dr. Bach

A maneira mais simples de entender a ação das essências florais no equilíbrio de nosso bem-estar mental, emocional e físico, é começar a considerar que somos seres energéticos. Embora este conceito possa parecer estranho diante dos padrões ocidentais de saúde, métodos de cura milenares como a Medicina Tradicional Chinesa e a Ayurveda (antiga medicina indiana) já tratavam das doenças e dos desequilíbrios mentais e emocionais a partir do entendimento de que somos compostos de outras estruturas além do corpo físico. Somos dotados de campos energéticos sutis, corpos energéticos, que também possuem a sua fisiologia e suas funções assim como o corpo físico. São estes corpos que compõem o que comumente chamamos de Aura.

As essências florais e o seu uso terapêutico fazem parte de um campo conhecido como Medicina Energética ou Terapias vibracionais. Esta área de conhecimento compreende um conjunto de métodos de harmonização e cura que abrangem o indivíduo considerando aspectos de sua mente, emoções e espírito, bem como seu o corpo físico, no tocante à saúde e à doença. As Terapias Vibracionais levam em conta que os corpos energéticos interagem entre si e que a saúde do corpo físico também depende da saúde desses corpos (corpo etérico, corpo emocional, corpo mental e outros). A doença é compreendida e tratada como a somatização de uma desarmonia presente em algum dos corpos sutis e a busca da saúde, na visão das Terapias vibracionais, também deve integrar o equilíbrio dos corpos sutis como parte do processo de cura do corpo físico.

Embora os potenciais curativos das flores fossem conhecidos e utilizados desde a antiguidade, foi na década de 1930 que um médico inglês, o Dr. Edward Bach, criou o método de preparo das essências florais como conhecemos hoje. Em sua pesquisas, Dr. Bach percebeu que as qualidades energéticas de certas plantas contribuem para equilibrar estados mentais e emocionais de sofrimento. Além disso, observou que essas qualidades energéticas estão potencializadas nas flores, o ápice de desenvolvimento de uma planta.  Assim, Dr. Bach desenvolveu um método eficiente de transferir as propriedades energéticas das flores para a água, possibilitando a utilização dessas energias na cura de diversos estados negativos.

Saiba mais sobre a Terapia Floral