O que é a Terapia Floral?

Esta é uma terapia que busca a harmonização das emoções através das essências florais. Podemos buscar a ajuda dos florais para lidar com sentimentos que geram dificuldades pessoais como raivas, inseguranças, medos, tristezas, incertezas, entre outros. Como todo processo de autoconhecimento, a terapia floral nos ajuda a entrar em contato com nossas emoções de uma forma mais leve e equilibrada, trazendo paz, bem estar, auxiliando na compreensão e na liberação de nossos conteúdos

A terapia floral pode ser enquadrada como um tipo de terapia natural denominada terapia energética ou vibracional e utiliza dos padrões energéticos/vibracionais presentes nas essências florais como catalisadores de processos de expansão e transformação da consciência, despertando talentos, virtudes e potenciais latentes, estimulando a restauração da paz, harmonia e equilíbrio do ser.

Embora tenhamos buscado desde a antiguidade o auxílio das plantas para nossas questões de saúde física e emocional, a terapia floral como conhecemos atualmente chamou a atenção do mundo nas décadas de 20 e 30 do século passado através do Dr. Edward Bach, médico e homeopata inglês.  Dr. Bach pesquisou por anos as flores da natureza e seus efeitos terapêuticos, criando o primeiro sistema floral, os “Florais de Bach”.

A pesquisa do Dr. Bach, abriu um vasto campo de pesquisa e hoje possuímos, além dos florais de Bach, diversos outros sistemas florais desenvolvidos por pesquisadores no mundo todo.

Por utilizar de compostos energéticos extraídos de flores e que atuam sutilmente em nossos aspectos mentais e emocionais, a terapia floral atua de maneira segura e não possui contra-indicações. Para descrever o funcionamento das essências florais, o Dr. Bach utilizava da seguinte metáfora: “as essências, tal como uma bela música ou qualquer elemento que nos proporciona inspiração, têm a propriedade de dignificar a natureza humana, levando-nos a uma proximidade maior com nossas Almas e, através desta proximidade, nos traz a paz e alivia os sofrimentos”.

Em um atendimento de terapia floral, o terapeuta prescreve uma combinação personalizada de essências florais adequadas às questões trazidas e realiza também um acompanhamento terapêutico.  Assim, o atendimento terapêutico é potencializado pela terapia floral e vice e versa.

Edward Bach - criador dos florais

Dr. Edward Bach

Edward Bach (Moseley, Inglaterra, 1886) foi um médico que desenvolveu as bases modernas da terapia floral. Aos 43 anos, após várias descobertas no campo da bacteriologia e da homeopatia (onde desenvolveu um conjunto de remédios homeopáticos conhecidos como Nosódios de Bach), Edward Bach iniciou a busca por um sistema de cura que correspondesse com seus ideais de saúde. Pouco tempo depois, desenvolveu um conjunto de 38 essências conhecidas como Florais de Bach.

Saiba mais sobre o Dr. Edward Bach

Essências Florais

As Essências Florais

Uma essência floral é um extrato líquido sutil que contém as propriedades vibracionais, energéticas, dos potenciais de cura extraídos de uma flor. Os princípios energéticos curativos das plantas, presentes de forma concentrada em suas flores, são transferidos e armazenados em uma solução conhecida como tintura mãe. Depois, essa tintura é diluída em processo similar ao homeopático. As essências são utilizadas então para harmonizar e equilibrar estados negativos da mente e das emoções.

Saiba mais sobre as essências florais

Como usar os florais?

Ao iniciar um processo através da terapia floral, é comum surgirem dúvidas sobre a sua atuação, o uso e a conservação da sua fórmula floral. Veja algumas dicas para promover os melhores resultados de seu processo terapêutico

Saiba mais sobre o uso dos florais

Como marcar uma consulta de terapia floral em Curitiba?


Saiba Mais