O que é a Terapia Floral?

Uma terapia energética e vibracional que busca harmonizar emoções através das essências florais. Os florais ajudam a lidar com emoções difíceis como: raiva, insegurança, medo, tristeza, solidão, ansiedade, entre outras possibilidades.

A Terapia Floral também é um caminho de autoconhecimento. Ao tomar um floral, entramos em contato com a sabedoria da planta presente em sua essência. Estes ensinamentos do reino vegetal nos servem de grande apoio em nossa jornada de evolução.

Agende uma sessão de Terapiaonline ou presencial em Curitiba

O que é uma Essência Floral?

A alma da planta conservada em água

A essência floral é uma maneira de armazenar na água os padrões energéticos das flores.

A água armazena as informações da sabedoria evolutiva da espécie: suas propriedades vibracionais, seus potenciais de cura e seus padrões de transformação. 

Esses padrões agem como catalisadores de processos de expansão da consciência, despertando talentos, virtudes e dons latentes, estimulando a restauração da paz, harmonia e equilíbrio do ser.

Mais sobre as Essências Florais

E na prática, como é a Terapia Floral?

Ouvindo a alma e escolhendo flores

Em uma sessão de Terapia Floral, o terapeuta faz uma escuta amorosa e cuidadosa para ouvir o que há de mais profundo na fala de seus clientes. Para além dos relatos de sintomas, a Terapia Floral acolhe e trata as questões profundas da alma de cada indivíduo, considerando os contextos de vida, a personalidade e temperamento assim como a história familiar e como cada um percebe e interage com o mundo.

A escolha das Essências para a Fórmula Floral

Compondo a alquimia da mudança

Após acolher os relatos do cliente, o terapeuta escolhe as essências adequadas para estimular o movimento de cura do cliente. E então, o cliente recebe a prescrição da sua fórmula floral que deve ser encaminhada para uma farmácia de manipulação que vai preparar o floral.

Cada fórmula é única e traz a combinação de flores necessárias para o cliente em seu momento específico.

Agende uma sessão de Terapiaonline ou presencial em Curitiba

As Flores do Mundo na Terapia Floral

Conhecendo os diversos sistemas

O 1º sistema floral (conjunto de florais) foi criado pelo Dr. Edward Bach: os famosos "Florais de Bach". Além disso, o Dr. Bach deixou um conjunto de instruções bem definidas para criar as essências florais.

Desde então, vários pesquisadores do mundo todo utilizam o método do Dr. Bach para obter essências florais com as plantas de suas regiões. Este esforço de pesquisa gerou diversos sistemas florais que hoje oferecem inúmeras possibilidades de tratamento e de equilíbrio energético.

Florais de Bach

Em minha jornada como terapeuta, sempre tive grande afinidade com a Terapia Floral e com os seres do reino vegetal. Perceber a energia sutil do potencial de cura das flores é algo que faço naturalmente em meu dia-a-dia. Fazer a conexão entre esses potenciais de cura e as necessidades de meus clientes através das essências florais foi apenas um passo natural desta caminhada.

Atualmente, trabalho com os seguintes sistemas florais:

  • Florais de Bach
  • Florais da Califórnia
  • Florais de Minas
  • Florais de Saint Germain
  • Florais da Austrália
  • Florais do Alaska
  • Florais do Pacífico

Ok, tenho a prescrição do meu floral. E então?

As flores & sua jornada pessoal

Iniciar uma fórmula floral é também o começo de uma jornada através das energias e dos aprendizados oferecidos pelas flores.

Usando os florais ao longo dos dias, esses aprendizados são captados sutilmente, como um sussurro ao coração. A energia das flores interage com o cliente e seus campos energéticos, convidando para mais consciência e uma relação mais equilibrada com seu mundo interior e exterior.

Saiba mais sobre o uso das essências florais como processo terapêutico:

Como usar os florais
Dr. Bach criador da Terapia Floral

Conheça o Dr. Bach

Pioneiro da Terapia Floral

Edward Bach (Moseley, Inglaterra, 1886) é o criador da Terapia Floral.

O Dr. Bach foi um médico muito respeitado em sua época, tanto pelo compromisso com os mais necessitados (que atendia gratuitamente) quanto por seus avanços nas pesquisas de vacinas e remédios homeopáticos.

Para Bach, era muito importante observar a saúde para além do bem-estar físico. A cura verdadeira inclui também um equilíbrio da mente e das emoções, em harmonia com a essência e a individualidade de cada ser.

Isso motivou o Dr. Bach na busca por um sistema de cura  alinhado com seus ideais de saúde. Desta busca, nasceu uma nova modalidade de equilíbrio do ser, a Terapia Floral, e um conjunto de 38 essências, os Florais de Bach.

Sobre Rodrigo Ramos

Terapeuta Sistêmico e Constelador Familiar, apaixonado pelas terapias breves como a Terapia da Linha do Tempo e o Panorama Neurossocial.

Iniciou em 2012 seu caminho de autoconhecimento com a Terapia Floral. Desde então, dedica-se continuamente para expandir e refinar suas habilidades e repertórios terapêuticos. Com mais de 1300 atendimentos de florais em Curitiba e ao redor do mundo, Rodrigo faz da Terapia Floral um dos alicerces dos processos terapêuticos que conduz.

Especializado em abordagens energéticas, oferece sessões de Apometria, Regressão, Barras de Access entre outras terapias e tecnologias de transformação humana. Um dos fundadores do Espaço Atma e da Escola Curitibana de Constelações Sistêmicas.

Conheça o Terapeuta