Há eventos que mudam o curso da nossa trajetória e, recentemente, São Paulo foi palco de um desses marcos.
Nos três dias em que o Simpósio de Ocultismo e Filosofias Arcanas (S.O.FI.A.) desenrolou-se, uma tapeçaria de aprendizados, experiências e conexões foram tecidas, fazendo vibrar as energias dos participantes deste importante encontro dos maiores nomes do ocultismo brasileiro.
Expansão da Consciência e do Saber
O S.O.FI.A. posicionou-se como um espaço ecumênico de saberes, agregando os expoentes das filosofias ocultas em valiosas trocas de experiências e informações apresentadas por quem estuda e pratica seriamente seus caminhos e abordagens mágicas. Este encontro trouxe uma experiência imersiva única com 22 palestrantes e 6 workshops. Esses luminosos artífices da Grande Obra conduziram os participantes por caminhos de autoconhecimento e linhas espirituais diversificadas.
Um Roteiro de Descobertas
Com início na sexta-feira, dia 13, os workshops mostraram-se como um terreno fértil para o aprendizado. De práticas mágicas, como Banimento Ritual e Alquimia, passando pela prática da Magia Enochiana até a celebração tradicional do Shabat judeu, os participantes se entregaram a um aprendizado intensivo. Foram momentos que, certamente, levariam meses para serem assimilados em qualquer outro contexto.
No sábado e domingo, as palestras e painéis se desenrolaram como um livro aberto de sabedoria, cobrindo desde música cerimonial e cabala judaica até os mistérios da Jurema Sagrada, da Umbanda e do Vodou Haitiano.
Um Convite à Evolução
Além de ser um evento presencial, o S.O.FI.A. permitiu a participação online, democratizando o acesso ao saber e possibilitando que buscadores de todos os cantos se conectassem à corrente mística que se formou.
Conclusão
Em sua essência, o S.O.FI.A. foi mais do que um evento: uma jornada, uma missão coletiva de buscar a iluminação e a expansão da consciência. É um chamado para que mentes curiosas e corações abertos cocriem uma realidade mais enriquecida e espiritualmente conectada. E a Comissão Organizadora do simpósio (Espelho de Circe, Projeto Mayhem e Conhecimentos da Humanidade) fez jus à grandiosidade dessa missão, oferecendo uma experiência única e inesquecível a todos os participantes.
Talvez possa também fazer minhas as belas palavras de Rafael Arrais, que descreve as impressões que o encontro deixou em seu coração:
Quando a luz precisa se manifestar
não há nada que se interponha em seu caminho:
ai de quem tentar!
Mas benditos são os que nela se banham
por inteiro.Por esse dias houve aqui
um encontro de almas que,
se não eram afins,
se não se viam afins,
foram afinadas pelo destino.
É isso o que a luz faz!Por esses dias
vimos mulheres que se põe firmes, de pé,
questionando livros sagrados,
e também vimos homens
que se permitem chorar.Por esse dias
vimos quem recitasse a Tábua de Esmeralda de cor(ação),
e quem nos transportasse de volta
à época da Arte das Musas.Por esses dias
vimos que a via esquerda também pode ser mística,
e a direita, rigorosa.Por esses dias a luz veio e refletiu em todo lugar,
em toda profundeza,
em bruxos e romanis,
em magos e monjas,
em poetas e médiuns,
em vivos e mortos.Por esse dias
vimos que a Revolução do Haiti
é aqui: no coração;
e que dia virá em que faremos tudo o que os iluminados fizeram
e muito mais;
para que o Céu se assente neste mundo
e não no próximo.Bendita seja Sofia.
Rafael Arrais
Bendita é esta luz
que foi criada
para se refletir.
Bendita é a alma
que sabe que é espelho.
Se você perdeu esta edição, não se preocupe! As energias e aprendizados do S.O.FI.A. continuam reverberando, e ano que vem teremos uma nova oportunidade de embarcar nesta jornada de descoberta. Fique atento para as próximas edições e mergulhe de cabeça na magia e na sabedoria que este simpósio tem a oferecer!
Ainda, não posso deixar de expressar minha imensa gratidão e alegria por compartilhar esse evento tão significativo com dois pilares de minha jornada espiritual: Edson Jordão e Deborah Jazzini. Caminhar lado a lado com eles nas trilhas do autoconhecimento durante o S.O.FI.A. tornou a experiência ainda mais profunda e memorável. A cumplicidade, os insights compartilhados e as risadas entre as palestras reafirmaram a importância de termos companheiros verdadeiros nessa jornada contínua de descoberta e crescimento. A energia deles, combinada com a magia do simpósio, criou momentos que guardarei com carinho em meu coração.
Para saber mais acompanhe a página no Instagram: https://www.instagram.com/simposiosofia/